Compartilhe
Entidade divulga o balanço do primeiro trimestre de 2015 dos itens removidos que infringem o Direito Autoral 
 
A ação de Monitoramento da Internet, promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), retirou no primeiro trimestre de 2015 mais de 15.837 mil links, websites e anúncios de sites de leilão da internet, que davam acesso a download de cópias ilegais de software dos associados da entidade.
 
Neste período, o destaque foi para a remoção de sites de leilão. No total, foram removidos 8.604 anúncios de software ilegais, volume 113,12% maior do que o resultado obtido no primeiro trimestre de 2014.
 
Em relação aos links, foram removidos 7.191, 4,4% a menos do que o mesmo período do ano passado. Totalizando apenas os websites, 42 endereços eletrônicos foram removidos, contra os 11 eliminados em 2014.
 
“Como entidade representativa do mercado de software, a ABES tem o compromisso de garantir a proteção da propriedade intelectual e combater a pirataria que gera a concorrência desleal dos seus associados. O monitoramento da internet foi criado para eliminar as ofertas ilegais dos programas dos associados”, comenta Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
Nesse monitoramento, a ABES atua na identificação de qualquer conteúdo que viole o Direito Autoral de Programas de Computador de titularidade de seus associados, notifica o próprio portal e os provedores de acesso, por meio de uma solicitação de remoção e o que implica juridicamente em se manter esta informação no ar com base na legislação vigente no país.
A operação de monitoramento da internet acontece há dez anos e também conta com o apoio da PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, que promove a remoção de conteúdo ilegal que estão dentro do seu portal.
 
A ABES também conta com o Portal Denuncie Pirataria –www.denunciepirataria.org.br, em que qualquer cidadão pode realizar uma queixa em anonimato ao encontrar irregularidades no uso, venda ou distribuição de software por lojas físicas, online e empresas. A ação também faz parte dos esforços da entidade para combater a pirataria de software.
 

acesso rápido

pt_BRPT