Compartilhe

 
   
 Francisco Camargo assume a presidência para o próximo triênio 
 
A ABES anuncia Francisco Camargo como novo presidente da entidade e Paulo Milliet Roque como vice-presidente, além de José Maurício Neves Rey, Sérgio Pereira Boacnin e Onivaldo Roncatti como diretores estatutários para os próximos três anos. A nova direção executiva foi escolhida em eleição realizada no dia 29 de março. Na ocasião, também foi realizada a posse da renovação anual de 1/3 do conselho deliberativo da associação. Os ex-presidentes da associação, Jorge Sukarie e Gérson Schmitt, assumem os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.
 
Ao longo destes anos, desde a sua fundação em 9 de setembro de 1986, a ABES tem atuado constantemente no desenvolvimento do setor de software e serviços nacional, defendendo uma visão e interesses de empresas de TI junto a representantes do governo, legislativo e judiciário, além de oferecer aos associados consultorias jurídicas, trabalhista, campanhas de conscientização sobre propriedade intelectual, cursos e palestras para aprimoramento da gestão e proteção dos direitos das empresas de software serviços de TI.
 
“A nova diretoria executiva da ABES tem o objetivo de continuar o trabalho da entidade de buscar novas formas de fomento e apoio à Indústria Brasileira de Software e Serviços, manter os projetos já consolidados pela associação e aprimorar as ações em prol da qualidade na educação e especialização profissional do setor”, afirma Francisco Camargo, novo presidente da ABES.
 
Há mais de 20 anos no mercado de TI, Francisco Camargo iniciou sua carreira no mercado financeiro nas áreas de TI, Leasing e Marketing em empresas como Credit Lyonnais e Banco Francês e Brasileiro, período no qual teve oportunidade de atuar na França, por dois anos. Fundador da CLM Software, uma empresa focada nas áreas de Segurança da Informação, Infraestrutura especializada e Analytics, Francisco é formado em Engenharia de Produção e Propaganda e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), e possui especialização pela Harvard University. Membro atuante da ABES desde 2007, Francisco já fez parte do conselho da entidade e foi membro da diretoria executiva durante a gestão de Jorge Sukarie.
 
A entidade participou de três décadas de construção das normas legais e fiscais do setor, conforme mostra a linha do tempo abaixo. Também é reconhecida pelo seu pioneirismo e participação constante nos principais fóruns e movimentos de defesa da propriedade intelectual sobre a criação de software e combate à pirataria.
 
Nos últimos anos, a ABES vem acrescentando às suas metas a aproximação e consolidação de objetivos e posicionamentos comuns com outras importantes entidades setoriais, como ACATE, ASSESPRO, BRASSCOM, FENAINFO, SOFTEX e SUCESSU, com as quais tem construído e defendido uma pauta setorial consolidada, fortalecendo a representação e visibilidade do setor de software e serviços.

Linha do tempo: Os 30 anos da ABES – atividades da entidade e ações nas quais se engajou

1986 – Fundação da ABES por 16 empresários do setor;

1990 – Lançamento da Campanha de combate à violação de direitos autorais ganhou espaço no país;

1998 – Participação da associação no processo que levou à criação da Nova Lei de Software no Brasil (9609/98);

2001 – Comitê Interministerial de Combate à Pirataria, percussor do atual CNCP é criado;

2003 – Criação da Lei complementar 116, que define as operações como serviço, sujeitas apenas ao ISS;

2007 – Lançamento da Frente Parlamentar de Informática e Fórum de Competitividade do Setor de Software e Serviços; 

2011 – Criação do Plano Brasil Maior, pelo Governo Federal: Software é um dos quatro setores deste Plano, e iniciam discussões sobre a Terceirização e Regulamentação da Profissão.

2013 – A ABES, em parceria com a Caixa de Assistência das Empresas de Software e Serviços Complementares do Brasil (CAESBRA) e a A2G Corretora de Seguros, viabilizou o Saúde Bradesco para as empresas de associadas.

 

2014 – Participação da ABES na criação da Linha de crédito BNDES MPME Inovadora para financiar micro, pequenas e médias empresas inovadoras.
 
– Posse da entidade como membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNPC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

– Celebração de acordo de cooperação com o CIETEC, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de empresas incubadas e startups de base tecnológica inovadoras.

– Lançamento da Campanha “Empreendedor Legal” com o objetivo de combater a concorrência desleal e fomentar a competitividade nacional, explorando a importância do uso do software legalizado.

– Criação da Diretoria de Inovação e Fomento, responsável por agregar todas as informações e ações para favorecer o acesso das associadas à inovação e aos recursos financeiros públicos ou privados.

– A ABES, em parceria com a Caixa de Assistência das Empresas de Software e Serviços Complementares do Brasil (CAESBRA) e a A2G Corretora de Seguros, viabilizou o Saúde Bradesco para as empresas de associadas.

2015 – Novas parcerias da ABES com o objetivo de fortalecer o setor de tecnologia no país. Entre eles,  o WENOVATE – Centro de Open Innovation Brasil, organizador do movimento “100 Open Startups”;  a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL); a Softex Campinas; a Rede Paulista de Inovação (RPI – SP); a Tecvitória – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (ES); o Centro Internacional de Tecnologia de Software (PR e AM); e os parques tecnológicos BH-Tec (MG), Porto Digital (PE) e Itaipu (PR).

– Criação do Comitê de SaaS, na ABES, voltado ao modelo de Software como Serviço, e do Grupo de Trabalho de Tributação, vinculado ao Comitê Regulatório. 
 
 
 
 

acesso rápido

pt_BRPT