Compartilhe

10/11/2016

Agenda em Brasília incluiu evento sobre proteção de dados
com apresentação sobre a iniciativa Brasil, País Digital

 

Dirigentes da ABES estiveram nesta quinta-feira (10/11) em Brasília para tratar de temas relevantes para o setor de TI e a programação incluiu vários eventos e encontros estratégicos.
 
Pela manhã, Fábio Rua, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM e coordenador do Comitê Regulatório da ABES, participou do evento Diálogos setoriais sobre proteção de dados, encontro promovido pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, que contou com representantes do executivo e do legislativo, de empresas e entidades, para apresentar e discutir casos sobre proteção de dados e privacidade.
 
Evento discutiu proteção de dados
 
Ele apresentou a iniciativa Brasil, País Digital, plataforma que tem o objetivo de debater e desmistificar a sociedade movida a dados. “Essa é uma discussão séria que precisa envolver a sociedade como um todo. Em nosso site adotamos uma linguagem acessível e textos curtos, no qual compartilhamos casos de uso de dados em setores como meio ambiente, educação e saúde”, explicou. O executivo comentou ainda que a proteção de dados é um tema que transcende a indústria de tecnologia, pois é de interesse da população, de cada indivíduo. 
 
Ao final da tarde, os representes da ABES se encontraram com Marcelo Pagotti, Secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (MP). O órgão federal tem um papel-chave na orientação da administração direta, autárquica e fundacional, fornecendo as diretrizes para a contratação de serviços de software e colaborando na elaboração de projetos estratégicos. Entre as ações do MP, destaca-se o SISP, estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TIC. O sistema é composto, atualmente, por mais de 220 instituições públicas.
 
“O Brasil vem passando por um período de turbulências, com profundas mudanças nos cenários político e econômico, mas confiamos na melhoria desta conjuntura e temos trabalhado intensamente para a construção de uma agenda de futuro. Procuramos dialogar com o governo e outros segmentos sociais. Sabemos da importância de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do setor de TI, que tem um papel fundamental para o crescimento brasileiro. As novas tecnologias contribuem para a alavancagem da economia, o aprimoramento da gestão governamental e a melhoria da qualidade de vida da população”, ponderou Francisco Camargo, presidente executivo da ABES. 

acesso rápido

pt_BRPT