Compartilhe

Desenvolvido para receber denúncias anônimas sobre pirataria de software corporativa, o Aplicativo “Denuncie Pirataria” acaba de ser lançado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a BSA – The Software Alliance. “O App foi criado para facilitar o registro dessas denúncias que já acontecem por meio do site www.denunciepirataria.org.br, que em 2013 registrou 31 mil denúncias envolvendo a comercialização, aquisição ou uso de programas ilegais”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
No Brasil, o atual índice de pirataria de software é considerado alarmante. A cada 10 programas adquiridos ou baixados pela internet em território nacional, mais de 5 são obtidos ilegalmente.
 
Segundo estudo da BSA, a estimativa é que, se a taxa de pirataria diminuir 10 pontos percentuais (dos atuais 53% para 43%), R$ 6,4 bilhões seriam adicionados à economia local, 13 mil novos empregos seriam criados e aumentaria a receita da indústria local em mais de R$ 4,8 bilhões.
 
Hoje, o portal conta com 11 fabricantes cadastrados no programa: Adobe, Audaces, Autodesk, Dassault, Microsoft, PLM, Progress, PTC, Siemens, Sybase, Symantec e Tekla. As denúncias são avaliadas e encaminhadas aos fabricantes para verificação de acordo com o seu processo interno.
 
“O desrespeito à propriedade intelectual enfraquece o crescimento econômico e o desenvolvimento de empregos e novas tecnologias. Além disso, as empresas que utilizam software ilegal atuam com uma vantagem injusta em relação à concorrência. Esperamos que, com ajuda do aplicativo, o número de denúncias contra a pirataria de software triplique nos próximos meses, devido à mobilidade e à simplicidade do App”, comenta Jorge Sukarie.
 
O download do aplicativo é gratuito e compatível com as plataformas Android, IOS e Windows Phone.
 
Links para download do aplicativo:
play.google.com
itunes.apple.com
www.windowsphone.com
 

 

acesso rápido

pt_BRPT