Compartilhe

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), supervisionada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), marcou presença no evento ABES DESAFIOS DA IOT, realizado no dia 06/11, em São Paulo, com uma ampla apresentação conduzida por Carlos Frees, especialista em Cidades Inteligentes da agência.
 
Frees abordou os avanços do ambiente de demonstração de tecnologias para cidades Inteligentes, que está sendo construído a partir do acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em Xerém, no RJ. O espaço representa uma importante oportunidade de testes e avaliações em condições reais de tecnologias ou soluções desenvolvidas no Brasil que possam ser implantadas nas cidades brasileiras e exportadas para outros países. Se inscreveram, até o momento, mais de 160 soluções tecnológicas, entre elas monitoramento da qualidade da água, tratamento de resíduos sólidos urbanos, semáforos inteligentes, geração de energia eólica, big data de educação pública, entre outras dezenas de diferentes aplicações.
 
O executivo falou também do recente projeto de criação de Living Labs – Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes para demonstração de tecnologias, sendo que o primeiro deles será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).  “Ao ver a tecnologia funcionando, o prefeito pode entender como esta solução poderá ajudar o seu município. O foco do PTI está direcionado para iluminação inteligente, monitoramento aéreo por drones e mobilidade por veículos elétricos”, explicou. Itaipu já tem, atualmente, um grande fluxo de visitas de gestores públicos do Brasil e de outros países, o que deverá contribuir para a internacionalização das tecnologias. Outras parcerias já estão em avaliação com a Universidade Mackenzie (São Paulo), o Porto Digital (Pernambuco) e o Parque Tecnológico da UFRJ (Rio de Janeiro).
 
A ABDI tem ainda um projeto de PPP, em fase inicial, para implementação de tecnologias em ambientes reais, no qual a agência aportará recursos para a transformação de municípios em cidades inteligentes, sendo que a primeira localidade selecionada foi Juazeiro do Norte (CE). Acesse aqui a apresentação.

 

acesso rápido

pt_BRPT