Compartilhe
Associados conhecerão no dia 26 como participar com suas soluções

 

A ABES convida os associados para a apresentação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) sobre o projeto “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes", no dia 26/07 das 10h às 12h, no Bourbon Convention, Av. Ibirapuera, nº 2.927, Sala Colibri, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Central de Relacionamento ABES,  telefone (11) 2161-2833.
 
Além dos detalhes do projeto e os possíveis cenários a serem implantados, o encontro é uma oportunidade de as associadas conheceram como participar com suas soluções para Cidades Inteligentes.
 
O que é o projeto
 
Fruto de um acordo de cooperação entre a ABDI e o Inmetro, o projeto prevê a instalação de um ambiente real (mini cidade) no campus do Instituto, em Xerém (RJ), onde será possível a integração de diferentes produtos e soluções, permitindo testar, avaliar e qualificar estes produtos e soluções quanto às questões de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros quesitos.
 
De acordo com o presidente da ABDI, Guto Ferreira, os resultados dos testes subsidiarão a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento das indústrias. “O Ambiente de Demonstração é uma iniciativa inédita no país e objetiva trazer resultados efetivos para a qualificação e a competitividade da indústria nacional, possibilitando a inserção de ativos certificados no mercado, além de estimular o desenvolvimento da cadeia de produtos e soluções para Cidades Inteligentes e Humanas”, afirmou Ferreira.
 
Para se inscreverem no projeto, as empresas devem ser detentoras de soluções existentes ou em fase de desenvolvimento, pré-comercial ou comercial, passíveis de testes e qualificação, bem como fornecedoras de materiais e serviços associados às soluções para Cidades Inteligentes ou ainda institutos tecnológicos e demais entidades atuantes no tema. A empresa ou instituição interessada deve, ainda, se comprometer em disponibilizar suas soluções, realizando a instalação dos produtos e os ajustes necessários para o seu funcionamento no ambiente de demonstração do Inmetro/ABDI.
 
Segundo o especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) da ABDI, Carlos Frees, as empresas ou instituições interessadas em demonstrar suas soluções tecnológicas poderão contribuir com a definição dos pré-requisitos para conformidade tecnológica. “As empresas ou instituições terão acesso aos resultados, o que possibilitará a melhoria e a qualificação de seus produtos e processos. Poderão também colaborar com a definição das referências e requisitos tecnológicos mais adequados para soluções de cidades inteligentes no Brasil”, acrescentou o especialista.
 
“O Ambiente de Demonstração tende a se tornar uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e cadeia de fornecedores), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos de Cidades Inteligentes no Brasil”, complementou.
 
Cidades inteligentes, humanas e sustentáveis
 
Uma cidade caracterizada como ‘inteligente’ tem como foco fornecer grandes benefícios para a população no que diz respeito à qualidade de vida, serviços de saúde, segurança, transporte e de informação. Inteligentes e humanas, esses novos centros conquistam alto nível de retorno social pela aplicação de tecnologias de informação e comunicação em um ambiente integrado por uma gestão pública centralizada.
Nesse novo formato, o cidadão é agente integrante e coopera com a gestão pública, ao poder participar, acompanhar, fiscalizar e contribuir com a melhora dos serviços públicos. No Brasil, as iniciativas de cidades inteligentes começaram a se amplificar em 2014, em setores como a iluminação pública; redes inteligentes que integram o controle de água, gás e energia; sistemas complexos e infraestrutura de comunicação (Internet e telefonia), além de edifícios inteligentes e bairros inteligentes.
 
Faça parte          
 
Para inscrever sua empresa ou instituição e registrar suas soluções no projeto do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes,  acesse o endereço: www.goo.gl/forms/JyCiPffWqJgQ9KZR2.
 
 
ABDI – Apresentação do Projeto “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes"
26/07
Das 10h às 12h
Av. Ibirapuera, nº 2.927 – Centro de Convenções – Sala Colibri
Evento gratuito.
*Estacionamento pago no local
Inscrições exclusivamente pela Central de Relacionamento ABES,  telefone (11) 2161-2833

acesso rápido

pt_BRPT