Compartilhe
A Axway, líder de mercado em soluções que viabilizam o negócio digital, e a Ovum, empresa de pesquisa tecnológica e consultoria de empresarial, realizaram uma pesquisa com 450 profissionais sêniores e tomadores de decisão da área de TI em toda América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Pacífico, a fim de determinar como as organizações estão se preparando para atender as necessidades da economia digital atual. O estudo  “Developing an agile and holistic B2B integration strategy for digital business success” revelou que 75% das empresas planejam investir em projetos de modernização da infraestrutura de TI para atender expectativas cada vez mais altas de clientes e parceiros e para garantir a conformidade com exigências regulatórias mais complexas. 
 
“A digitalização e a necessidade de maior rapidez pede por uma abordagem integrada, para melhorar a capacidade de adaptação aos novos modelos de negócios”, disse Saurabh Sharma, analista sênior da Ovum. “Fornecedores como a Axway, com profundo conhecimento em uma gama de padrões de integração, estão na linha de frente para ajudar as organizações a adotarem uma nova abordagem vital para o sucesso na era digital”.
 
Apesar de várias empresas terem adotado iniciativas de negócios digitais nos últimos anos para alcançar o que a Axway define como onipresença (habilidade de fornecer experiências digitais agradáveis de forma rápida, conectadas a qualquer dado, em qualquer dispositivo e a qualquer momento), a pesquisa mostrou que:
 
·         A maioria das organizações (57%) está confiando em gateways de integração B2B com idade média de mais de cinco anos, muitas vezes carentes de gerenciamento de API, para suportar novas iniciativas de negócios digitais.
·          
·         77% dos entrevistados observaram que o risco de falha em transações B2B pode ter consequências comerciais críticas, incluindo violações do acordo de nível de serviço.
·          
·         71% definem que essas questões de conformidade são desafios significantes.
·          
·         67% consideram a perda de receita como o principal risco para não atender as questões acima.
 
Além disso, 64% das organizações atualmente usam ou planejam usar  APIs no prazo de dois a três anos para enfrentar os desafios de integração apresentados pelas abordagens tradicionais e para melhorar a experiência do cliente.
 
Na avaliação de Marcelo Ramos, vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina, o estudo comprova que “o mercado já vê como irreversível a necessidade de adotar estratégias digitais de negócios, e a tendência é que haja uma demanda cada vez maior por projetos que viabilizem essas iniciativas. Além da infraestrutura de TI, o desafio das empresas será transformar a cultura para garantir que a experiência do cliente esteja no centro da nova estratégia”.
 
O estudo também analisou os desafios empresariais e de TI associados com as soluções tradicionais, tais como EDI, para determinar a importância da adoção das APIs. Mais de 50% dos entrevistados observaram uma falta de visibilidade de ponta a ponta, e falta de conformidade com as regulamentações de segurança de dados e integração limitada com sistemas de backend como potenciais problemas.
 
“As empresas entendem que a transição para o meio digital é um imperativo comercial”, disse Jeanine Banks, vice-presidente executiva de soluções e produtos globais da Axway. “Enquanto o motivo de uma jornada de transformação digital é bem compreendido, como realizá-la ainda não está claro. Como o estudo da Ovum mostra, entretanto, começando com uma abordagem mais moderna e integrada para a estrutura B2B, incluindo o uso de EDI e APIs, as organizações podem aproveitar os benefícios da geração de novas fontes de receita, conectando clientes e parceiros de novas maneiras, enquanto continuam garantindo a segurança e a conformidade”.
 
Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui

acesso rápido

pt_BRPT