Compartilhe

Muito utilizados para acompanhar a saúde do usuário e pelos amantes de esportes, os “wearables” (dispositivos pessoais de monitoramento que funcionam presos ao corpo) estão em alta. Segundo um estudo do instituto Gartner, as vendas deverão atingir US$ 28,7 bilhões este ano. Mas como toda ferramenta que envolve tecnologia, há sempre dois lados nessa moeda: benefícios do acesso a informações mais detalhadas para um melhor desempenho físico, mas com riscos de perda de dados importantes e de invasão à privacidade do usuário.
 
“Quando o wearable se comunica com outros dispositivos, como smartphones e notebooks, a troca de informações pode ser interceptada ou gerar a contaminação por um vírus, que se dissemina para outros equipamentos”, explica Pedro Paixão, gerente geral e vice-presidente de vendas internacionais da Fortinet, empresa que oferece soluções de segurança cibernética, que elaborou uma lista com seis dicas úteis para  utilizar o dispositivo com segurança:
 
1.    Enquanto estiver usando o wearable durante o exercício, desative o Bluetooth para reduzir a possibilidade de um ataque.
 
2.    Para evitar a proliferação, em caso de vírus, evite conectar o seu dispositivo wearable ao notebook do trabalho ou a outro computador que tenha informações críticas.
 
3.    Tenha cuidado ao compartilhar informações em sites de redes sociais ou em sites específicos de esportes. Ative todos os elementos necessários para salvaguardar sua privacidade em informações que você compartilha.
 
4.    Sempre que possível, faça o upload das informações do seu wearable diretamente para a máquina.
 
5.    Ao fazer o upload, exclua as informações do wearable. Caso você perca o dispositivo, não haverá informações atualizadas no aparelho sobre a sua rotina de exercícios que possam ser usadas para localizá-lo.
 
6.    Investigue bem antes de adotar um wearable ou aplicações relacionadas. Busque marcas ou empresas reconhecidas, com grande número de usuários. Você terá uma maior garantia de resposta por parte da fabricante, caso haja algum problema.

  

acesso rápido

pt_BRPT